Quer ser mais feliz? Analise sua carga horária de trabalho. Horários instáveis podem prejudicar a segurança financeira dos funcionários e aumentar o nível de estresse, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro para o Crescimento Equitativo, com sede em Washington (EUA).
Embora esteja bem documentado que a programação irregular de turnos de trabalho se tornou predominante nos EUA, os sociólogos Daniel Schneider e Kristen Harknett começaram a descobrir como isso afeta o bem-estar dos trabalhadores. Para isso, a dupla entrevistou 6.476 funcionários do setor de serviço, que não atuam na gerência e que trabalham por hora para grandes lojas ou lanchonetes de comida rápida.
Quase metade dos participantes vivia com receitas semanais variáveis, de acordo com a pesquisa. Cerca de 53% dos trabalhadores que recebem a programação de trabalho com menos de uma semana de antecedência informou uma alta instabilidade de renda — definida como dificuldade para pagar as contas e recebimento de quantias diferentes a cada semana — em comparação com apenas 44% dos trabalhadores que recebem sua programação com mais de duas semanas de antecedência.
Em relação à saúde, cerca de metade dos trabalhadores que cumprem horários imprevisíveis informou “sofrimento psíquico grave”, contra apenas 37% dos trabalhadores com horários mais estáveis.









