Um casal em que ambos têm rendimentos tributáveis pode optar por fazer a Declaração de Ajuste Anual separadamente ou em conjunto, com um dos cônjuges sendo declarado como dependente do outro. Mas, segundo especialistas, vale mais a pena os dois optarem pela primeira opção, declarando em separado, com exceção de algumas situações.
Em casos onde um dos cônjuges teve despesas médicas muito altas, por exemplo, esses valores podem acabar não sendo totalmente deduzidos na declaração porque o contribuinte já não tem mais imposto a pagar. Se este cônjuge for declarado como dependente do outro, ele leva as despesas, mas também vai levar os rendimentos, que serão somados. Por isso, pode ou não ser vantajoso dependendo dos valores de rendimentos e despesas.
Se o casal tem dependentes, pode-se escolher em qual declaração cada dependente vai constar, inclusive mudando o que foi declarado no ano anterior, garante o diretor da consultoria tributária Andersen Tax Brasil, Daniel Bettega. No entanto, se os dependentes constarem na de quem ganha mais, o resultado total, somadas as duas declarações, pode ser mais vantajoso para o casal.









