Manaus é a primeira capital do Norte a ter uma instituição credenciada do Albert Einstein

A partir desta semana, o Centro de Ensino Literatus torna-se uma instituição credenciada do Instituto Israelita Albert Einstein, de São Paulo (SP). A capital amazonense é a primeira da Região Norte e segunda do país, após Recife (PE), a firmar uma parceria com o renomado hospital, passando a contar com a qualidade do ensino Einstein e proporcionando formação a profissonais de clínicas, laboratórios, hospitais e empresas que atuam na área da saúde.

“Nossa vinda para Manaus traz todo nosso conhecimento e experiência aos profissionais do Norte, por isso escolhemos o Literatus como a instituição que nos representará e potencializará o nosso trabalho na região”, disse a executiva do Albert Einstein, Gabriela Tangari.

Como credenciado do Einstein, o Literatus passa a atuar principalmente na área corporativa, com a oferta de soluções para capacitação e treinamento de equipes com foco assistencial e de gestão.

Segundo a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, a parceria é uma grande conquista para a instituição, isso porque o Instituto Albert Einstein é reconhecido nacionalmente pela excelência em atividades de educação e pesquisa que não se restringem apenas aos pacientes do Hospital Albert Einstein.

“Com a vinda dos cursos do Albert Einstein, a região Norte contará com profissionais mais capacitados e aptos a realizarem um trabalho com foco no resultado e na resolução de problemas”, destacou a mantenedora do Literatus, instituição que, neste ano, completou 31 anos de atuação no Amazonas e já formou mais de 40 mil profissionais em diversas áreas.

De acordo com a executiva de saúde do Instituto Albert Einstein, Gabriela Tangari, dentre os diferenciais oferecidos estão as metodologias inovadoras de ensino aliadas ao uso da tecnologia. Além disso, 70% do corpo docente são de profissionais que atuam no Hospital Albert Einstein.

“Todo o conteúdo que eles levam para a sala de aula é pautado pela vivência deles na assistência ao paciente. Então, isso enriquece muito as discussões e a troca com os alunos, que acabam não ficando apenas na teoria”, salienta a porta-voz do instituto.

Inicialmente, através desta parceria, será disponibilizada a pós-graduação em Excelência Operacional na Área da Saúde, que capacitará o aluno a identificar oportunidades de melhoria em processos assistenciais e administrativos a fim de melhorar o desempenho de suas instituições com o aumento da produtividade, garantia de segurança e satisfação dos pacientes, assim como redução de desperdícios e custos em hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de saúde ou indústria farmacêutica.

Esta pós-graduação conta com carga horária de 420h e mais 448h de mentoria. E, caso o Trabalho de Conclusão de Curso elaborado atenda à metodologia Lean Six Sigma, o aluno se certificará como especialista em Excelência Operacional e como Green Belt.

“A pandemia deixou um gap muito grande na área da saúde, pois, além de termos perdido milhares de profissionais, ficou evidente que a área da saúde em nosso país possui diversas carências. E, é claro, trabalhando em conjunto com as empresas e profissionais da área conseguiremos reverter esse cenário”, avalia a gestora do Literatus, Elaine Saldanha.

E, a partir do segundo semestre, a expectativa é abrir as matrículas para o curso de Transição de Cuidados e Assistência Integral à Saúde. Ambos cursos possuem duração de 12 meses e encontros presenciais e on-line, orientação, visitas técnicas e atividades extraclasse.

As capacitações acontecerão na unidade localizada na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 965, no Adrianópolis. O espaço contou com investimentos em estrutura e tecnologia para oferecer maior conforto aos novos alunos. A expectativa é que, de acordo com a demanda, o portfólio de cursos oferecidos vá aumentando em Manaus.