A morte de uma pessoa causada por meningite ocorrida no município de Santo Antônio do Içá, município (distante 878 quilômetros de Manaus), causou preocupação a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), já que além do óbito ocasionado pela doença, outras seis pessoas estão internadas com sintomas de meningite. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) enviará, nesta sexta-feira (25), ao município uma equipe técnica composta com profissionais do órgão, da FVS e da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), para investigar um possível surto de Meningite.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, além da equipe multiprofissional da área da vigilância e assistência que segue para o município nesta sexta-feira, O Governo do Estado também está enviando medicamentos para realização de tratamento de quimioprofilaxia para contactantes.
A diretora-presidente em exercício da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, explica que a instituição recebeu somente na quinta-feira (24), por telefone, as notificações dos casos, devido a problemas de comunicação enfrentados pelo município. “O primeiro caso foi, que resultou em óbito, foi notificado à vigilância municipal de Santo Antônio do Içá no dia 17 de setembro. Após este primeiro caso, outros 06 pacientes apresentaram um quadro suspeito de Meningite e estão internados no hospital local”, informou.
Rosemary disse todas as providências estão sendo tomadas para investigar e conter um possível surto, desde a entrega de medicamentos até a orientação dos profissionais de saúde. “Estamos realizando ação integrada com a vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Içá para levantamento da situação”, informou.
Com informações da assessoria de comunicação.









