MPT, MPF E MPE discutem criação de Fórum de combate aos impactos do uso dos agrotóxicos

O uso indiscriminado de agrotóxicos em alimentos tem causado efeitos nocivos não só para quem consome, mas também para quem produz e consequentemente para o meio ambiente. Por isso, o Ministério Público do Trabalho no Amazonas, por meio do procurador do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, juntamente com a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, Aureli Freitas, o Procurador da República no Amazonas, Rafael Rocha, instituições governamentais e entidades representantes da sociedade civil ligadas à questão, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 9, para debater e expor ideias para a criação do Fórum Amazonense de combate aos impactos causados pelos agrotóxicos.

O Fórum terá como objetivo promover ações integradas para a criação de políticas públicas que possam levar informação a produtores e consumidores sobre as consequências do uso de agrotóxicos, além de garantir por meio de fiscalizações e medidas disciplinares, a utilização adequada desses produtos.

Encaminhamentos

As pessoas que estiveram presentes na reunião de discussão do Fórum, receberão via e-mail, um modelo de regimento interno para aprovação. Com isso, outra reunião será realizada, desta vez para formalizar esse regimento. Nele, estão previstos a implementação de audiências públicas, seminários, palestras, campanhas educativas fiscalizações, dentre outras medidas.