Na campanha Abril Azul, Amazonas Shopping realiza ações de sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Foto: divulgação

Neste mês de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) o Amazonas Shopping realiza uma programação alusiva à data. Entre as atividades está a distribuição gratuita da cartilha “Inclusão: palavra que toca o coração”, produzida pela ALLOS, administradora do shopping. Também faz parte da programação a realização de bazar, em parceria com instituições de apoio a pessoas autistas, e oferta de serviços, como cadastro no CadÚnico e credenciamento do passe livre no transporte.

Todas as ações fazem parte da campanha Abril Azul, mês instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população sobre o autismo. A gerente de Marketing do Amazonas Shopping, Ivanna Passos, ressalta que um dos papéis do empreendimento é promover um ambiente inclusivo e acolhedor para todos. Por isso, a importância de conscientizar e informar o público sobre diversidade, para que todos convivam de maneira harmoniosa e respeitosa.

A ALLOS, empresa administradora do Amazonas Shopping, está lançando a cartilha “Inclusão: palavra que toca o coração”, elaborada para dar visibilidade a pessoas com o TEA. O material apresenta os personagens Theo e Jade, inspirados em crianças portadoras de Transtorno Espectro Autista.

O material mostra uma história de inclusão ocorrida em um shopping, evidenciando o quanto o acolhimento é essencial na busca pela igualdade. A ação convida o público a olhar as singularidades de cada pessoa com compreensão e respeito. A cartilha está disponível gratuitamente para download no site do Amazonas Shopping – www.amazonasshopping.com.br e para distribuição na área de atendimento ao cliente, no segundo piso.

A iniciativa tem o objetivo de ajudar no combate a estereótipos e de promover uma reflexão consciente, com empatia, sobre a diversidade das pessoas com o transtorno, que pode se manifestar em diferentes níveis, desde formas mais leves a mais severas.

Embora o autismo possa ser identificado nos primeiros anos de vida, o diagnóstico profissional é feito apenas entre os quatro e cinco anos de idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo possui TEA.

“Para contribuirmos com uma sociedade mais inclusiva, queremos fortalecer o tema e, por isso, levamos o Abril Azul para os nossos shoppings”, destaca Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS.

Programação – O Amazonas Shopping também terá outras programações ao longo do mês. A partir de segunda-feira (22) até sexta-feira (26), será realizado um bazar, pelas instituições Lar das Vitórias, Amigo Anjo, Casa Azul, Supera, Associação Amigos do Autista (AMA) e Instituto Autismo no Amazonas (IAAM). Toda a renda será revertida para a manutenção das atividades dessas entidades.

Além do bazar, o público poderá atualizar ou realizar o Cadastro Único (CadÚnico), que dá direito a uma série de benefícios e solicitar o passe-livre no transporte coletivo.