Nota de esclarecimento sobre a nota “Cadê o Secretário de Segurança?”

O editor-chefe publica a nota abaixo como corolário da democracia, mas é importante o secretário entender o drama da população que necessita dos transportes públicos, assumindo a necessidade de colocar policiamento para diminuir o caos dos assaltos nos coletivos que está arrancando a vontade do manauara de sair de casa para estudar ou trabalhar.

Notas podem ser publicadas aqui todos os dias, mas ações são muito mais bem-vindas para ajudar a população.

Confira abaixo, a nota encaminhada pela SSP/AM ao editor-chefe do Portal:

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e órgãos de segurança do Estado, como Polícia Militar, Polícia Civil e Detran-AM, informa que têm mantido as ações no sentido de diminuir os índices de assaltos a ônibus na capital.

As estatísticas mostram a efetividade das ações: no ano passado foram efetuadas 451 prisões de acusados de roubo a ônibus do transporte coletivo e neste ano já são 159 presos pelas Polícias Civil e Militar e SSP-AM.

Os registros mensais dos roubos, desde 2016, mostram também que a média mensal vem caindo em Manaus.

Nos últimos cinco meses de 2016 (agosto a dezembro) a média mensal foi de 321 roubos.

Já nos cinco primeiros meses de 2017 (janeiro a maio) essa média mensal de assaltos caiu para 246, mostrando uma redução de 24% este ano.

A Secretaria de Segurança Pública destaca que o contato com as empresas de transporte coletivo tem sido permanente no sentido de encontrar soluções para inibir esse tipo de crime, que causa muitos danos à população.

Um dos projetos já implantados é bloqueio de celulares roubados, onde o cidadão pode solicitar o bloqueio do aparelho nas delegacias.

As ações ostensivas realizadas principalmente pela Polícia Militar, como a Operação Catraca, tem resultado na diminuição no número de roubos a ônibus, além de garantir a segurança de passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.