Nota SMTU

A Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), esclarece que o sistema de bilhetagem eletrônica já é incluído na planilha de custos da tarifa do transporte coletivo desde que foi criado em 2004. Em 2013 um novo sistema de bilhetagem, mais moderno foi implantado para propiciar que novas tecnologias pudessem ser utilizadas na operação do transporte coletivo, como, por exemplo, a biometria facial.

É importante esclarecer que o valor investido não foi direcionado apenas à biometria facial, mas ao conjunto de tecnologias que foram implantadas nos últimos anos para modernizar a operação do sistema de transporte coletivo – tecnologias essas que funcionam por meio da bilhetagem eletrônica. Podemos destacar ainda o Centro de Controle Operacional (CCO), lançado em julho deste ano, que permite o monitoramento em tempo real da operação (frota, frequencia, itinerário, viagens) de todas as linhas de ônibus do transporte coletivo, por meio do uso de GPS em 100% da frota.

O CCO contribui não apenas para solucionar problemas da operação das linhas de forma mais rápida, mas também para a construção de estatísticas que ajudam no planejamento operacional do sistema.