Novo Airão foi o primeiro município a receber projeto literário híbrido da atriz Narda Telles

O projeto infanto-juvenil “Ler dramaturgia leva a sonhar, então que tal começar?”, da produtora cultural e atriz Narda Telles, foi apresentado em Novo Airão (a 115 km de Manaus em linha reta) e levou a magia da literatura, do teatro, da animação e da contação de histórias para os alunos das escolas estaduais Danilo M. Areosa, Joaquim de Paula e Balbina Mestrinho.

Narda Telles explicou que “Ler dramaturgia leva a sonhar, então que tal começar?” é uma produção artística composta de um kit de arte-educação, que contém: livros de dramaturgia, contações de histórias, animações e livros de contos. A iniciativa foi idealizada pela atriz e foi contemplada pelo Prêmio Encontro das Artes – Lei Aldir Blanc, promovido pelo Governo Federal do Brasil/Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

“Novo Airão é o principal município a receber o projeto, já que é considerado a Terra do Peixe-Boi e está localizado em frente à Estação Ecológica de Anavilhanas. Por isso, a peça teatral de destaque para essa comunidade foi ‘Yawê, o Pequeno Peixe-Boi’, que conta a história de um peixe-boizinho que luta pela sobrevivência diante da pesca ilegal dessa espécie. Vale ressaltar que essa dramaturgia recebeu o Prêmio de Melhor Texto Infantil no 3º Festival de Teatro da Amazônia em 2006”, comentou a atriz, que também é autora do texto de “Yawê, o Pequeno Peixe-Boi”.

Linguagens artísticas

Narda Telles explica que, além dos cinco livros digitais de dramaturgia, o kit também contém essas histórias apresentadas em outras linguagens artísticas, como contação de história encenada, animações e livros de contos infantis. “Esse material objetiva auxiliar o professor no desenvolvimento de suas atividades, especificamente os educadores de arte e literatura. O melhor é que, quem quiser, pode acessar todo esse material de qualquer lugar, aumentando o alcance das obras”.

Quem quiser conhecer o projeto, basta clicar no link: INÍCIO | Texto Teatral Infantil | Ler Dramaturgia Leva Sonhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.