O futuro do Amazonas

Melo e Henrique Oliveira cassados. Não se fala outra coisa no Estado. Deputado David Almeida governador, até que sejam feitas novas eleições.

Enquanto isso, permanece toda a equipe de Melo e isso é natural e salutar, para evitar que o Estado quebre por insegurança e falta de confiança da população. E já que o presidente da Aleam e o governador cassado pertencem ao mesmo grupo político, não seria adequado fazer mudanças agora. O certo é esperar o próximo governador.

Quanto às probabilidades políticas e jurídicas, apesar de muita especulação, são poucas. Consultados juristas especialistas em Direito Eleitoral pelo Portal, eles afirmam que há apenas duas: eleição direta, nos moldes tradicionais ou indireta, feita pela Aleam. E Melo e Henrique não voltam mais. Perderam direitos políticos por oito longos anos.

O próximo recuso, primeiramente direcionado ao próprio TSE (embargos de declaração, com pouca chance de êxito) e em seguida direcionado ao Supremo Tribunal, definirá tão somente se as eleições serão diretas ou indiretas!

Ou seja, se o povo vota ou se serão os deputados a fazer a escolha do “governador tampão”. O resto é mera especulação. Por enquanto, Davi Almeida governa. E pelo andar da carruagem, ele já deve ter percebido que não adianta desobedecer a lei e a Justiça. Todo cuidado é pouco!

Oremos!