A semana começou bastante agitada lá pelas bandas do Manauara Shopping. Dessa vez não houve arrastão. Foi a SEFAZ que aterrissou no centro de compras para fazer uma operação de rotina e autuou vários estabelecimentos por irregularidades no cumprimento de obrigações tributárias.
Lojas que NÃO emitiam notas fiscais receberam um prazo para regularização. O Blog estava no Shopping e verificou alguns lacres. As lojas Collins, MMartan, TNG, PB Kids, Puket, Congresso da Pizza, Ortobom, Iplace, entre outras, permaneceram com as portas fechadas até o final da edição.
Como se pode conceber que em pleno 2015 algumas lojas insistam em permanecer em um grande Shopping sem emitir regularmente notas fiscais? Quem deixa de emitir todas as notas que deveria, paga MENOS imposto e em consequência você tem MENOS segurança, menos educação e menos saúde.
O que explicaria esse comportamento COMPULSIVO pelo descumprimento da lei tributária? Crença na impunidade? Erro ou mau gerenciamento contábil? Mero equívoco ou dolo? Independente da resposta, a única conclusão é que, por coincidência, a arrecadação do Estado do Amazonas DESPENCOU nos primeiros meses de 2015. E parte do comércio do Manauara Shopping deu um péssimo exemplo… OREMOS!