Paradas de ônibus no Centro ganham iluminação a LED

Os abrigos localizados nos corredores de ônibus da área central da cidade agora serão iluminados por lâmpadas de LED. O prefeito em exercício, Marcos Rotta, acompanhou, na noite desta terça-feira, 28/3, o começo do trabalho de substituição de 51 luminárias e lâmpadas distribuídas nos 40 pontos localizados nas avenidas Epaminondas, Getúlio Vargas, Leonardo Malcher, Floriano Peixoto, Joaquim Nabuco, Tapajós e no Terminal da Matriz.

Para Marcos Rotta, trazer essa iluminação para os principais corredores de ônibus vai ajudar na segurança dos usuários, principalmente no Terminal da Matriz, onde a incidência de furtos é alta. Segundo ele,  outro passo será começar o Projeto de Revitalização dos Abrigos do Centro.

“Vivemos um momento crítico na segurança e a prefeitura vai ajudar a proteger mais o usuário, principalmente as mulheres que são as principais vítimas. Por isso, estamos hoje dando o pontapé, começando pelo centro da cidade de Manaus, onde 40 paradas estão sendo revitalizadas e todas recebendo iluminação a LED. A intenção do prefeito Arthur Neto é que até o final do ano possamos levar o LED para 580 paradas”, disse o prefeito em exercício.

Além da troca das lâmpadas, que está sendo realizada pela Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), os abrigos receberam outras benfeitorias como limpeza, feita pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), e reparos da cobertura executados pela Gerência de Manutenção de Obras da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

“Essas luminárias têm a vantagem de serem anti vandalismo para que assim durem mais tempo. A SMTU fez um estudo para encontrar qual a luminária mais adequada e nós conseguimos, com recurso do Custeio do Serviço de Iluminação Pública, fazer essa implantação inicialmente no Centro e depois nas demais paradas da cidade”, disse Rafael Assayag, coordenador da UGPM Energia.

As melhorias realizadas nos abrigos do Centro representam o começo de um projeto que deve se estender para todas as zonas da cidade. Conforme cronograma definido pela SMTU, até o final do ano, 470 abrigos devem receber serviços de manutenção e outros 110 deverão ser construídos, totalizando 580 pontos de parada novos e revitalizados que proporcionarão mais comodidade ao usuário do transporte coletivo.

De acordo com o superintendente da SMTU, Audo Albuquerque, o Projeto de Revitalização dos Abrigos do Centro terá início após um trabalho de geoprocessamento realizado em todas paradas de ônibus.

“Fizemos um trabalho de levantamento no qual detectamos cinco mil paradas e 1350 abrigos na cidade. Verificamos as demandas para agora trabalharmos no que realmente é necessário. Vamos trabalhar inicialmente em 580 abrigos, sendo 470 reformados e 110 construídos em um período de 12 meses.”