Paris dos Trópicos entra na fila da modernização

Seguindo a tendência das demais capitais brasileiras e Europeias, os pontos turísticos de Manaus podem ganhar fiação elétrica subterrânea. O objetivo central da ideia é dar mais beleza aos monumentos amazônicos que perdem um pouco do encanto por causa da poluição visual promovida pela fiação elétrica convencional, além é claro do fator de segurança, uma vez que com a fiação subterrânea o risco de incêndio e de choques elétricos é bem menor.

A ideia proposta pelo presidente da comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o deputado estadual Francisco Souza, se atrela a um projeto da Eletrobrás/Manaus Energia, que visa a substituição dos postes convencionais existentes na avenida Eduardo Ribeiro por fiação subterrânea.

De acordo com o parlamentar, a ideia da rede elétrica subterrânea surgiu ao comparar Manaus com cidades turísticas, como Nova Iorque, Roma, Madri e Paris, onde a fiação subterrânea já existe há décadas. “Os turistas não querem fotografar fios elétricos que ‘enfeiam’ a paisagem. Por isso a rede elétrica foi colocada embaixo da terra”, acrescentou.

Souza explica que para tirar o projeto do papel ainda será necessário a realização de audiências públicas na Assembleia Legislativa do Amazonas. A ideia é reunir órgãos e instituições ligados ao turismo e ao setor elétrico, como Amazonastur, Manaustur, Eletrobrás e faculdades com cursos de Turismo. “Queremos reunir órgãos e instituições para discutir a aplicação do projeto. Outras ideias ligadas ao setor turístico podem surgir, inclusive para a preparação de Manaus para a Olimpíada de 2016”, finalizou o parlamentar.

 

Márcia Oliveira – Repórter Portal Jander Vieira

Foto: divulgação