Por que os aviões ainda têm cinzeiros, mesmo sendo proibido fumar a bordo?

Com leis antifumo tão rígidas em muitos países, é difícil imaginar que há quase duas décadas, acender um cigarro dentro de um avião era não só permitido mas algo bastante comum entre os passageiros. Por isso, era perfeitamente normal que poltronas e banheiros viessem equipados com cinzeiros.

Mas por que ainda hoje, mesmo sendo proibido fumar durante os voos há tanto tempo, os aviões ainda trazem cinzeiros, principalmente nos banheiros?

A resposta mais simples (e também correta) seria porque esses aviões foram fabricados na época em que fumar era permitido. Caiu a regra, mas eles continuam na ativa. Só que o motivo não é exatamente esse. Modelos novos, fabricados depois da década de 90 também trazem cinzeiros nos banheiros e, eventualmente, em alguns pontos da cabine.

Isso acontece porque a presença desse item nos aviões é uma exigência dos órgãos que ditam as regras da aviação civil. Nos Estados Unidos, a FAA (federação que regulamenta o setor), por exemplo, exige que as aeronaves tenham cinzeiros nos lavatórios.

Por aqui, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) também exige a presença de cinzeiros nos lavabos e em pontos estratégicos do avião. A presença deles, inclusive, é um dos requisitos para a certificação.