Teve inicio na noite de segunda-feira (3), o projeto de recapeamento asfáltico na rotatória do Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado, zona Leste. A ação é promovida pela prefeitura de Manaus e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O inicio dos trabalhos foi fiscalizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que também esteve inspecionando a instalação das luminárias de LED nas avenidas Governador José Lindoso (das Torres), na zona Centro-Sul e Autaz Mirim, na zona Leste.
Entre a noite de segunda-feira e madrugada desta terça-feira, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou a fresagem, procedimento que consiste na retirada do asfalto antigo. Para não atrapalhar o transito intenso no local, o trabalho será realizado no período noturno e ira beneficiar toda a rotatória.
Segundo o secretário da Seminf, Alexandre Morais, o recapeamento terá dez centímetros de espessura, com duas camadas. Na ação, serão usadas 2.380 toneladas de massa asfáltica para recapear aproximadamente 9.400 m². As oito pistas que formam o início – aproximadamente 15 metros – do encabeçamento das alças viárias da Rodrigo Otávio, Alameda Cosme Ferreira, André Araújo e Darcy Vargas também serão recapeadas após a finalização dos trabalhos na rotatória.
O secretário explicou que a recomposição asfáltica faz parte do pacote de ações da prefeitura que vai levar melhorias para os principais corredores viários da cidade. “Realizamos um trabalho semelhante na Rotatória do Mindu em abril. Vias como essa recebem grande fluxo de veículos e o pavimento acaba deteriorado e apresentando ondulações e desníveis. Esse tipo de obra proporciona melhores condições de acesso aos condutores e segurança para os pedestres”, explicou.
De acordo com a Seminf, outras 120 vias também serão recapeadas nos próximos meses pela prefeitura. A primeira etapa das obras contempla 67 corredores viários nas zonas Lestes, Oeste, Norte e Centro-Sul. Entre eles, as ruas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher, no Centro; avenidas Mirra e Hilário Gurjão, no Jorge Teixeira; Tefé e Costa e Silva (antiga Silves), na Cachoeirinha; Presidente Kennedy, no Educandos, e Rodrigo Otávio, no Corado.
Foto: Mario Oliveira