Enem: primeiro dia tem abstenção de 25,31%

O índice de abstenção no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 25,31%, que representa 1,8 milhão do total de 7,7 milhões de inscritos. Em 2014, nos dois dias do teste, os faltosos somaram 28,9%. A menor proporção de faltantes nesta edição ocorreu na Paraíba: 20,67%. A maior, em Roraima, com 34,9%. No Rio de Janeiro, o índice ficou semelhante à média nacional, em 25,32%. O balanço foi apresentado no início da noite deste sábado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. No ano passado, a abstenção total nos dois dias de teste foi de 28%.

O primeiro dia da prova terminou com 364 candidatos eliminados. Desse total, 34 foram flagrados nos detectores de metal com equipamentos eletrônicos proibidos, alguns portavam até ponto eletrônico. Esses casos serão investigados pela Polícia Federal, segundo o ministro. Os outros motivos mais comuns para a eliminação foram utilização de materiais impressos durante a prova, saída do local antes do horário permitido ou recusa em atender alguma orientação dos fiscais.

Apenas um caso de postagem da prova em redes sociais, problema comum em outras edições do Enem, foi identificado neste primeiro dia. A candidata acabou eliminada e retirada de sala, informou Mercadante. O ministro não deu mais detalhes da ocorrência. Ele lamentou ainda a morte de uma aplicadora de prova, Tatiana Macedo de Carvalho, de 22 anos. Ela sofreu uma convulsão enquanto trabalhava, em Campo Grande, e morreu em seguida.