segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
TCE

Programa Portas Abertas retorna em 2026 com visitas gratuitas às estações de água e esgoto

Iniciativa oferece visitas guiadas às estações de tratamento de água e esgoto para estudantes e instituições a partir de 12 anos

Foto: divulgação

Manaus segue avançando no saneamento básico, e compreender como funcionam os processos de captação, tratamento, produção e distribuição da água, assim como o tratamento de esgoto, é fundamental para reconhecer a importância desses serviços na melhoria da qualidade de vida da população. Com esse objetivo, a Águas de Manaus inicia a nova temporada do programa Portas Abertas, que recebe estudantes, instituições do terceiro setor e grupos parceiros de comunidades para visitas guiadas às estações de tratamento de água e esgoto da concessionária.

As visitas são gratuitas, mediante agendamento, e organizadas pelo setor de Responsabilidade Social da empresa. Nas estações de água, a atividade é destinada a públicos a partir de 8 anos de idade, já nas estações de esgoto, a participação é permitida a partir dos 12 anos. Realizadas nas principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da capital, as visitas oferecem uma experiência educativa sobre todas as etapas do saneamento básico, além de promover a conscientização ambiental e o uso responsável dos recursos naturais.

Desde a criação do programa, cerca de 6,5 mil pessoas já participaram das visitas. Para a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias, a iniciativa reforça o papel do saneamento no desenvolvimento da cidade. “Abrir as portas das nossas estações é uma forma de aproximar a população do saneamento básico e mostrar como cada etapa do tratamento da água e do esgoto impacta diretamente a qualidade de vida e o futuro ambiental de Manaus. Acreditamos que informação e vivência são ferramentas essenciais para formar cidadãos mais conscientes e engajados”, destaca.

Roteiro das visitas

No Complexo Ponta do Ismael, localizado na zona Oeste, os visitantes conhecem de perto todas as etapas das Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e 2), desde a captação até a finalização do processo, quando a água está pronta para ser distribuída à população. No local, são produzidos diariamente mais de 600 milhões de litros de água tratada que abastecem cerca de 70% da cidade.

Já para compreender o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, os participantes podem visitar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Educandos, na zona Sul, ou a ETE Timbiras, na zona Norte. As unidades estão entre as maiores da capital amazonense. Atualmente, mais de 62 milhões de litros de esgoto são tratados e devolvidos ao meio ambiente todos os dias, em um sistema que continua em constante expansão tendo como meta a universalização do serviço.

Agendamento

Escolas, universidades e instituições interessadas em participar do Programa Portas Abertas podem solicitar o agendamento das visitas pelo e-mail [email protected]. Após o contato, a equipe de Responsabilidade Social retorna com as orientações e informações necessárias.