Reputações sólidas? Nem tanto…

Primeiro veio o escândalo na filial suíça do Banco HSBC e caso ficou batizado na imprensa como “suiçalão”! Agora a reputação que está na berlinda é a da gigante da VW, que foi flagrada enganando as inspeções de poluentes dos motores a diesel. Mas o que realmente aconteceu? O propulsor VW EA 189 ganhou as manchetes de todo o mundo por ser o epicentro do escândalo de adulteração de testes de emissões, feito mediante um software que detecta tais análises e altera os parâmetros de funcionamento do motor diesel, enquadrando-o nos padrões APENAS durante os exames.
Mas a Volkswagen não está levando o prejuízo sozinha. Como já era esperado, um efeito cascata começa a ser observado a partir do mercado financeiro. As principais bolsas de valores da Europa fecharam em queda ontem por causa da fraude confessada em 11 milhões de carros.  Além das bolsas, outras montadoras começam a sofrer os efeitos dos gases emitidos a mais pelo EA 189. Daimler e BMW tiveram queda em suas ações ontem, registrando -5,77% e -5,68%, respectivamente. O CO2 financeiro ultrapassou a linha Maginot e chegou à Paris, onde a Peugeot recuou 8,76% e a Renault -7,12%!
Onde fica a honestidade e a confiabilidade nas marcas? Como fica o consumidor enganado? Mais que isso: COMO FICA O PLANETA SE OS TESTES DE POLUENTES ERAM UMA FRAUDE? Oremos!