Secretário diz que não há como fazer convocação imediata de aprovados no concurso em 2014

O secretário da Susam (Secretaria Estadual de Saúde) Pedro Elias de Souza, disse que não há como fazer convocação imediata dos aprovados do concurso da Susam de 2014 devido a realidade econômica do Estado. O posicionamento do secretário foi em resposta a manifestação que ocorreu na manhã desta segunda-feira, na frente da sede da Susam, localizada na Avenida André Araújo, zona centro-sul de Manaus.

Os manifestantes que fecharam parte da via pública com cartazes, exigem que a secretaria rompa contrato com as empresas de funcionários terceirizados para a convocação imediata dos aprovados do concurso de 2014. “O secretário havia nos prometido que em julho a nomeação ocorreria, e até agora estamos esperando a concretização dessa promessa. Se não ocorrer até dia 24 deste mês, que é quando fazemos 2 anos de aprovados no concurso, faremos  uma manifestação com bolo e acampamento na sede da Susam e só sairemos de lá após a convocação”, afirmou Bia Pause, enfermeira classificada no concurso.

Pedro Elias disse que o chamamento imediato não é possível  ser concretizado, por dois motivos, pelas resoluções presentes, e pelo impacto que isso gerará na economia do estado. “Não há como desligarmos os terceirizados devido os contratos firmados entre o governo e as empresas. Isso impactará negativamente na folha”, afirmou.

Pedro Elias afirmou que irá se reunir com o governador e representante da Sead (Secretaria Estadual de Administração) na tarde desta segunda-feira na Casa Civil para discutir como procederão para a nomeação breve desses candidatos. “Temos que discutir as resoluções que travam as nomeações. Até o final de agosto queremos publicar a segunda lista de nomeação de outros aprovados”, afirmou o secretário.

Primeira nomeação

Em 8 de abril de 2016, a Susam publicou através do Diário Oficial do Estado, o decreto de nomeação de 1.104 aprovados no concurso realizado em 2014. Os convocados preencheram vagas nos quadros da Secretaria e, também, de Fundações de Saúde ligadas ao órgão.

No período da convocação, o secretário Pedro Elias esclareceu que na primeira – e única lista até o momento – foram chamados para tomar posse 379 aprovados para cargos de nível superior, 375 para nível médio e 350 para nível fundamental. O secretário chegou a afirmar que novas convocações deveriam ocorrer ainda este ano, mas até o momento, isso não ocorreu.

 

 

Foto e fonte: Amazonas Atual