Segunda noite do Desfile das Escolas de Samba marca principal disputa do Carnaval de Manaus

Com muita energia, cores, brilho e principalmente com o contagiante ritmo das baterias, as oito escolas de samba de Manaus, do Grupo Especial, apresentaram um desfile visualmente bonito e empolgante, durante a noite de sábado, 25 de fevereiro, no segundo dia de Desfile Oficial do Carnaval 2017. A disputa pelo campeonato termina, efetivamente, nesta segunda-feira, 29, a partir das 9h, quando acontece a apuração das notas dos jurados.

Sem Compromisso abriu o desfile às 20h, seguida de Andanças de Ciganos e Unidos da Alvorada. Reino Unido da Liberdade entrou na Avenida à meia noite. Na sequência, Mocidade Independente de Aparecida e A Grande Família, conseguiram animar seus torcedores. Vitória Régia e Vila da Barra ficaram encarregadas de fazer o encerramento do Desfile, que foi até a manhã do domingo, 26 de fevereiro, às 6h30.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, destacou o desfile das Escolas de Samba como um momento especial para o Carnaval de Manaus. “É um momento especial para as escolas e todas as pessoas envolvidas, que trabalham muito para que este dia aconteça. O prefeito Artur Neto sempre teve essa sensibilidade de entender que há um impacto cultural e econômico positivo em todo o entorno dessa festa e nos possibilitou investir na cultura popular mesmo em tempos de crise, apoiando os desfiles dos Grupos de Acesso e do Grupo Especial”, afirmou.

Bernardo Monteiro de Paula destacou ainda a ação integrada dos órgãos municipais, a fim de garantir o sucesso da festa: “Uma grande festa como essa depende de várias ações, que vão desde a campanha de combate à exploração infantil da Semmasdh, até à limpeza com os Garis da Alegria da Semulsp, além da presença de órgãos de trânsito e transporte, entre outros órgãos envolvidos”, completou. Ao todo, mais de 2 mil pessoas de órgãos municipais e estaduais, além de instituições parceiras, trabalharam durante os dois dias de Desfile Oficial.

As secretárias trabalharam numa grande ação integrada aos arredores e dentro do sambódromo. Agentes do  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de trânsito (Manaustrans) trabalharam nestes dois dias nas proximidades do sambódromo auxiliando na mobilidade para maior fluidez e segurança. A SMTU colocou a disposição da população seis linhas extras de transporte coletivo que circularam até as 4h da manhã de domingo, além de pontos de Táxis e mototáxis sob a fiscalização de agentes. A Semmasdh orientou os foliões e tirou dúvidas das famílias.

Apoio

Ao todo, quatorze escolas de samba foram contempladas pelo Edital Nº 01/2017 da Manauscult, que destina apoio ao Desfile de Carnaval, e receberam da Prefeitura de Manaus o montante de R$ 818.782 mil, destinado às agremiações do grupo especial e do grupo de acesso A, B e C.