Segundo deputado, os casos de microcefalia deve chegar aos milhares em breve

A Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, escolheu nesta quinta-feira, 19, o deputado federal Osmar Terra (PSDB-RS) para ocupar a função de coordenador de todas as questões referentes à epidemia de microcefalia no país. Presidente da Frente Parlamentar da Saúde e da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, o político interpreta de forma dramática o cenário do aumento do número de casos da malformação congênita que reduz o crânio dos bebês e pode levar a problemas neurológicos e motores. Segundo ele, é provável que, em pouco tempo, os atuais 399 casos confirmados da doença passem para a casa dos milhares, já que a causa mais provável para a epidemia é a infecção pelo vírus zika.

— O que me preocupa é que essas epidemias de doenças transmitidas por mosquito são como um iceberg: há uma grande parte de pessoas contaminadas que não se vê. É provável que, hoje mesmo, já existam milhares de pessoas com o vírus zika no Brasil. Minha expectativa, infelizmente, é de que, em pouco tempo, cheguemos a milhares de crianças com microcefalia por conta disso — diz ele.

Terra ressalta que, como os primeiros casos confirmados de zika apareceram no Nordeste, é natural que esta seja a região a iniciar a epidemia.