SESI Amazonas ganha prêmio de “Melhor Projeto em Indústria 4.0”

Alunos do SESI e SENAI são parabenizados pelo reitor da UEA, André Zogahib

Os alunos do Novo Ensino Médio da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa conquistaram o prêmio de Melhor Projeto em Indústria 4.0, na primeira edição do Amazon Stem Adventure 2023 (ASAD), promovido nos dias 30 e 31 de março pela Universidade Federal do Amazonas (UEA), com o “Cubesat para Monitoramento de Queimadas”.

Segundo a professora de Ciências da Natureza, Ana Carolina Duarte, o objetivo do projeto é desenvolver um Cubesat capaz de monitorar as condições ambientais, que contribuem para a ocorrência de incêndios florestais, como temperatura, umidade, fumaça e gases. O projeto visa aumentar a conscientização sobre os problemas ambientais e, ao mesmo tempo, fornecer soluções inovadoras para a mitigação desses problemas.

“O número de incêndios florestais está aumentando em todo o mundo, causando perda de biodiversidade, impactos econômicos e danos à saúde humana. Nesse sentido, um Cubesat impresso em 3D seria uma ferramenta eficaz para lidar com esses desafios, explicou a professora”, frisa a professora.

Duarte explica que o Cubesat para monitoramento de queimadas é uma solução inovadora e eficaz para lidar com os problemas ambientais. A fabricação digital permitirá que o dispositivo seja facilmente replicado e modificado para atender às necessidades específicas

Durante o evento, os alunos participantes do clube de ciências da escola, Beatriz Coêlho e Cauê Duarte, 3º ano, Geovana Coêlho, Yasmim Cavalcante e Ana Clara da Silva, 2º ano e, Larissa Freire e Raquel Cassiano, 1º ano, criaram e produziram o protótipo, utilizando modelagem 3D, programação, circuito elétrico e robótica.

O ASAD 

O ASAD 2023 é um evento direcionado para alunos do ensino médio, com o objetivo de desenvolver habilidades e conhecimentos sobre questões críticas que afetam o mundo atual, além de incentivar a imaginação de soluções inovadoras por meio da prática de Modelagem 3D, noções de programação e robótica, fabricação digital, trabalho em equipe, entre outras atividades.

No último dia de evento, as equipes desenvolveram várias etapas, incluindo a elaboração de pitchs, prototipagem e avaliação por desafio. Além disso, ocorreu uma avaliação final com apresentação de pitchs para uma banca de jurados composta por especialistas e pesquisadores.