Com a crise econômica tomando conta do Brasil, ficou bem complicado para os donos de estabelecimentos comerciais, inclusive se este estabelecimento estiver locado dentro de um shopping por exemplo. Pelo menos esse é o caso dos lojistas do Shopping Ponta Negra.
Inaugurado em 2013, o complexo de lojas tem uma excelente estrutura e conta com grandes marcas, porém, ainda não conseguiu cair nas graças dos manauenses, e com isso quem sofre são os lojistas que passam os tempo literalmente entregue as ‘moscas’, já que o movimento vem caindo a cada dia.
Segundo uma das lojistas que preferiu não se identificar, a inercia da administração do estabelecimento é um dos principais problemas que o shopping vem enfrentando.
“Sabemos que o movimento está fraco por causa da crise, no entanto, o shopping não se mobiliza para ajudar o lojista, estamos por nossa conta e assim fica complicado de manter a loja aberta”, desabafa a empresaria. Segundo ela, nem mesmo as poucas campanhas publicitarias realizadas pelo Maketing da empresa tem surtido efeito. “Tivemos dia dos pais e outras datas sazonais que poderiam ter sido mais bem exploradas pelo Shopping, mas não sei o motivo, mas eles não se empenham”, complementa.
Ela explica que o complexo não oferece grandes atrativos e com isso o fluxo de vendas fica a mercê do movimento habitual dos finais de semana, que ainda assim continua sendo bastante fraco. Outro ponto abordado pela lojista é a falta de dialogo da administração com os lojistas mais antigos. Ela ressalta que há uma diferenciação referente aos novos locatários, que são bonificados com prerrogativas que ajudam a enfrentar a crise, ao contrário dos que assinaram contrato em 2010/2011, que tem um custo mais elevado e sem nenhuma bonificação.
“A empresa responsável pela administração do local a JHSF não vem a Manaus para nos ouvir e o superintendente não tem poder de gerenciamento sobre essas nossa situação, então acabamos assim de mãos atadas”, complementa.
A equipe do Portal Do Jander Vieira entrou em contato com a assessoria de comunicação do estabelecimento que informou por meio de nota que o Shopping Ponta Negra que apesar do cenário econômico desfavorável, o fluxo do centro de compras mantém um crescimento orgânico, que é natural de shoppings em processo de maturação. Para a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o tempo de maturação dos shoppings é de no mínimo 3 anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em meados de setembro o balanço das vendas do varejo brasileiro em julho de 2015. A queda de 1% em relação ao mês anterior foi a maior para o período, desde o início do levantamento, em 2000. A retração afeta a todos do comércio, não só aos shoppings ou ao Shopping Ponta Negra.
Foto: reprodução da internet









