STF sacode e a cúpula da Segurança do Estado sofre modificações

Acabou o mistério. Depois de muitas especulações e afins o governador-professor José Melo (Pros) anunciou na manhã de segunda-feira (28) o nome do novo delegado geral da Polícia Civil do Amazonas, e como já era esperado, quem assume é o delegado Raimundo Acioly, nome que já vinha sendo contado para o cargo desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucionais leis estaduais que equiparavam os cargos de comissários aos de delegados de polícia do estado.

Durante uma entrevista a uma rádio local, o Melo informou que o delegado geral Orlando Amaral será subsecretário da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), passando a comandar as operações feitas pela secretaria. Todavia, não informou o nome do novo delegado geral adjunto, cargo exercido por Acioly antes da saída de Orlando Amaral.
A nomeação e posse de Acioly devem ocorrer ainda nesta semana, após publicação no Diário Oficial do Estado do Amazonas.

O Delegado de Polícia Federal Mauro Sposito teria sido convidado para assumir o ligar de Bonates, na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, mas recusou, preferindo trabalhar ao lado de Fontes na Secretaria de Segurança. E Florêncio aceitou o encargo.

 

*Outras mudanças – Outra mudança anunciada hoje e que mexe com as estruturas da Segurança do Estado, é a saída do atual titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Louismar Bonates, que pediu exoneração do cargo. De acordo com informações da agencia de comunicação do Estado, a saída de Bonates é motivada por “interesse particular”.

A pasta passa a ser comandada pelo atual secretário-executivo de Operações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Pedro Florêncio (Agente de Polícia Federal aposentado) que agora passa para as mãos do ex-delegado geral, comissário Orlando Amaral.

 

Fotos: reprodução da internet