Suframa promove debate sobre consolidação do setor de Óleo e Gás

Com o propósito de discutir diretrizes e alinhar ações efetivas para a consolidação do setor de Óleo e Gás Natural, a Suframa promove nesta quinta-feira (4), no auditório da Autarquia, o “Fórum de Óleo e Gás”. O evento vai reunir especialistas e principais representantes dos setores privados do ramo, além de estar inserido no contexto do “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”, integrante do projeto “Cenários BRASIL 2040”, do qual a Suframa se tornou partícipe em julho. As inscrições estão disponíveis pelo link: https://doity.com.br/oleoegas2040.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, ressalta que o mercado do gás no Amazonas beneficia ao menos 17 municípios do interior do estado diretamente com royalties e a geração de empregos. Além disso, cerca de 50 indústrias somam consumo médio de gás natural superior a 95 mil metros cúbicos por dia. “As recentes descobertas de potenciais de gás natural no Estado do Amazonas e instalações de empresas do setor geram expectativas de crescimento e um aumento de demanda por mão de obra cada vez mais especializada e profissões que até então não eram tão demandadas. Neste evento vamos abordar desafios e potencialidades como essas”, explica Polsin.

Agenda

Pela manhã, o fórum vai contar com as apresentações de representantes de empresas e instituições como a Petrobras; Universidade Estadual do Amazonas (UEA); Amazonas Energia; Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Eneva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam); Engie – Transportadora Gasoduto Coari/Manaus; e Cigás. Pela tarde, os encaminhamentos e discussões prosseguem com as apresentações da Breitener; Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam).

As discussões sobre “Óleo e Gás” abrem uma agenda de debates, entre agosto e setembro, com especialistas e representantes de setores estratégicos. Estão previstas, ainda, as seguintes reuniões estratégicas: Bioeconomia (11 de agosto); 5G e indústria 4.0 (16 de agosto); Fertilizantes ( 24 de agosto); Mineração (29 de agosto a 02 de setembro) – Belém-PA; Saúde ( 8 de setembro); Segurança e Defesa (15 de setembro); e Órgãos de Fomento ( 22 de setembro).