Teste de integridade urgente!

Deputados e Senadores discutem projeto de lei que vai impor ao serviço público os chamados testes de integridade. São simulações de oferta de vantagens, sem o conhecimento do servidor público, com o objetivo de testar sua conduta moral e predisposição para cometer ilícitos.

Os políticos brasileiros (genericamente falando) deveriam eles próprios se submeter a esse teste. O Editor-Chefe sugere desde já um pequeno questionário aos políticos. Responda quem tiver coragem:

1. Você herdou alguma fortuna dos seus parentes? Caso negativo, de onde vem o dinheiro para o desfile de joias, imóveis, carros e viagens que você e sua família expõem nas redes sociais (na lava-jato, vários políticos e suas esposas foram pegos após esse “pequeno deslize”)
2. Você está disposto a abrir o sigilo de sua família e provar à população que a fortuna de vocês tem origem no suor de cada um? (Na lava-jato, vários políticos denunciados lavavam dinheiro entre irmãos e empresas fantasmas)
3. Você que atira pedra no casamento dos outros está disposto(a) a abrir sua casa e mostrar para a população como vive (ou não vive) com sua “esposa de papel”? (Muitos políticos envolvidos em escândalos no Brasil vivem casamentos de fachada e não possuem a coragem de Arthur Neto de mostrar seu novo casamento ao povo, sem farsas ou molduras)
4. Você tem como provar que as empresas de sua família e filhos é constituída de capital limpo obtido com trabalho honesto? (Muitos políticos brasileiros são investigados pela Polícia Federal porque teriam cometido peculato e abriram empresas em nome de esposas e filhos para “lavar” o produto do crime de saquear o dinheiro do povo)

É lógico que não estamos falando de nenhum político específico, mas quem quiser vestir a carapuça, pode entrar e sentar na sala. Seja bem-vindo(a) ao teste, mas combine ser sincero pelo menos em pensamento. Oremos!