Vacina da Oxford contra Covid-19 supera qualquer risco, afirma OMS

foto: reprodução/internet

Os benefícios da vacina contra a covid-19 de Oxford/AstraZeneca superam em muito qualquer risco, e os países devem continuar usando o imunizante para ajudar a salvar vidas na pandemia, disse o diretor europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, nesta quinta-feira, 18.

Kluge lembrou que vários países, principalmente da Europa, suspenderam temporariamente o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca como medida de precaução. A decisão foi baseada em um pequeno número de casos de distúrbios raros de coagulação do sangue registrados em pessoas que receberam a vacina em alguns países do continente.

“No momento, não sabemos se algumas ou todas essas doenças foram causadas pela vacina ou por outros fatores coincidentes”, disse. “Neste momento,

no entanto, os benefícios da vacina de Oxford/AstraZeneca superam em muito seus riscos — e seu uso deve continuar, para salvar vidas.”

Kluge falou que a detecção, investigação e avaliação desses casos é sinal de que os mecanismos de vigilância e regulamentação são fortemente atuantes. “Nas campanhas de vacinação, é rotina sinalizar possíveis eventos adversos. Isso não significa necessariamente que os eventos estejam relacionados à vacinação”, pontuou.

O diretor lembrou que o tromboembolismo venoso é a terceira doença cardiovascular mais comum no mundo. “A vacinação contra a covid-19 não reduzirá doenças ou mortes por outras causas.”

“Vacinas funcionam e, eventualmente, permitirão um retorno a um novo normal. Mas, para que isso aconteça, precisamos confiar na ciência e na incrível proteção proporcionada pelas vacinas contra todas as doenças que elas evitam, incluindo a covid-19.”