Em agosto de 2016 será inaugurado o “Vale do Jaraqui”, o primeiro Parque Tecnológico do Amazonas. A declaração foi feita pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, durante o seminário “Inovação Tecnológica e competitividade: a diversificação da matriz econômica para o futuro da Amazônia Brasileira”. O seminário ocorreu no auditório do Studio 5 Centro de Convenções nesta sexta-feira (20) – terceiro e penúltimo dia da programação da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015).
O reitor da UEA afirmou que marcou a data de inauguração do parque tecnológico para evitar que o projeto nunca saia do papel. “Não vamos esperar um prédio bonito ou algo do tipo. Vamos inaugurar o parque tecnológico e depois, à medida que crescermos, faremos adaptações, reformas, o que for necessário. Tem que ser assim, senão no futuro ainda vamos estar discutindo como seria importante ter um Parque Tecnológico no Amazonas”, afirmou.
Costa explicou que a ideia vem da necessidade da região de avançar mais velozmente em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e aproveitar melhor os recursos provenientes da obrigação legal das empresas de investirem 5% de seu faturamento em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O plano é mudar a matriz econômica de um sistema regional de produção para um sistema regional de inovação.









