Vencido

A saúde no Estado recebeu mais um alerta. O Ministério Público Federal do Amazonas RECOMENDOU ao titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas o processo de renovação do alvará de funcionamento da Unidade Hospitalar de Rio Preto da Eva, após constatar o vencimento desde 2013, durante inspeção realizada no último domingo, como parte da 8ª edição do projeto MPF na Comunidade.

Além disso, foram detectadas condições precárias de higiene na cozinha e no trato de alimentos, exposição de prontuários de pacientes, descarte INCORRETO de resíduos hospitalares e medicamentos com prazo de validade vencido, o que motivou o MPF a recomendar à Vigilância Sanitária do Estado que realize inspeção emergencial na unidade, em um prazo de cinco dias.

Além de solicitar que o secretário Wilson Alecrim providencie a informatização do controle de estoques de medicamentos da Unidade Hospitalar e a contratação de mais profissionais, inclusive médicos, para atuação no Hospital, a recomendação conjunta nº 001/2015 indica prazo de dez dias para que a Susam apresente plano emergencial destinado à correção de todas as irregularidades.