Vetor dá dicas para continuar se preparando para os vestibulares, nas férias 

Viagens, maratonar séries, sair com os amigos e confraternizações em família, as férias definitivamente chegaram para muitos, no entanto, nem tudo é só curtição. Para os vestibulandos, é fundamental equilibrar a rotina e não deixar os estudos de lado. Com o objetivo de ajudá-los nessa missão, o Vetor Centro de Estudos preparou algumas dicas para essa fase da preparação.

Segundo o orientador educacional do Vetor, Paulo Amaral, uma dica primordial para as férias é permitir que tudo, inclusive o descanso, seja produtivo. “A ideia não é se desligar totalmente, mas, sim, de preparar corpo e mente para absorver e produzir ainda mais informações. Dormir bem e meditar são alguns exemplos de descanso produtivo”, explica.

Devido à proximidade das provas, ele recomenda que os vestibulandos evitem fazer uma interrupção total da rotina de estudos. Isso porque o nível e o ritmo de preparação são essenciais, principalmente, para compreender que a qualidade do estudo ainda é mais vantajosa do que o tempo de duração em frente aos livros.

Para os ansiosos de plantão, a dica é fazer exercícios físicos e aprender técnicas de relaxamento, entre elas a respiração diafragmática, também conhecida como a respiração pela barriga – quando é inspirado o ar pelo nariz, o abdômen fica inchado, e quando é expirado pela boca, a barriga desincha.

“Além de diminuir o estresse e a ansiedade durante a preparação, essa técnica de respiração é muito útil para diminuir o cansaço durante a prova”, disse Paulo Amaral.

Outro conselho do orientador educacional do Vetor é apostar na resolução de questões das provas anteriores. Dessa maneira, o candidato já vai se familiarizando com a prova, além de focar no conteúdo que possui maior dificuldade.

Durante o recesso das festas de fim de ano, os alunos do Vetor, da turma de revisão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), receberam o Caderno de Férias, uma apostila contendo mais de 900 questões de nível da Fundação Vunesp, que é responsável pelo vestibular da UEA.

“Eles foram orientados a resolver essas questões de uma forma bastante tática e estratégica e, assim que retornarem às aulas, no dia 3 de janeiro, estaremos prontos para fazer a correção dessas atividades e sanar as dúvidas que houver”, comentou Amaral.