Vivo e TIM lideram reclamações de telefonia celular no Procon/AM

Ao menos três reclamações contra operadoras de telefonia móvel são registradas todos os dias por consumidores do Amazonas, em 2016, no Programa Estadual do Direito do Consumidor do Amazonas (Procon/AM). A principal insatisfação dos consumidores é a cobrança indevida. Vivo, Tim e Claro encabeçam o ranking das reclamações registradas de janeiro a maio deste ano, conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério de Justiça.

As queixas contra telefonia celular são a terceira maior insatisfação do consumidor do Estado, com 532 registros entre janeiro e maio de 2016, segundo dados do Sindec. A cobrança indevida ou abusiva é o que mais irrita os consumidores e os fazem registrar queixas no Procon-AM. Em 2016, foram 368 reclamações por cobrança indevida, que representam 69,17% do total de queixas contra a telefonia.

De acordo com dados do Sindec, as quatro operadoras que lideram a lista de queixas no Amazonas somam 516 registros nos primeiros cinco meses deste ano. Nesse período, a Vivo recebeu 363 queixas, enquanto que a Tim teve 61 reclamações. Em terceiro e quarto lugar, aparecem a Claro e a Oi com 45 e 41 queixas, respectivamente.

Em nota, a Tim informou que o volume de reclamações registradas no período de janeiro a maio de 2016 no Procon-AM, total de 61 queixas, corresponde a 0,01% da sua base total de  608 mil clientes. No órgão, a TIM disponibiliza o canal 0800 para simplificar o processo de atendimento e contribuir na resolução das demandas preliminares.

A Oi informou, em nota, que investiu cerca de R$ 10,6 milhões no Amazonas, no primeiro trimestre de 2016, visando à expansão e melhoria da qualidade da rede móvel (3G e 4G) e da rede fixa para serviços de banda larga e TV paga. A empresa disponibiliza o canal de atendimento 10331 para ligações de telefones fixos, *144 para ligações de celular e o portal de relacionamento digital Minha Oi.

A Claro informou, em nota, que o volume de atendimentos de clientes junto ao Sindec, de janeiro a maio deste ano, representa apenas cerca de 0,01% dos aproximadamente 280 mil acessos móveis do Amazonas. Os canais de atendimento da Claro são o SAC 1052, Fale Conosco, Chat, Atendimento por Carta e site www.claro.com.br.

Em nota, a Telefônica Vivo informou que a companhia conduz, desde julho de 2015, um plano de qualidade com 148 iniciativas de melhoria em todos os pontos do ciclo de vida do cliente para aprimorar sua experiência com os produtos e serviços oferecidos. O canal de atendimento da operadora é o 10315 (ou *8486), que funciona 24 horas, sete dias por semana.