Trabalhadores-atletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) vão dar início às competições de Vôlei de Quadra masculino na 21ª Edição dos Jogos SESI na próxima terça-feira,15. As disputas vão ocorrer sempre às terças e sextas-feiras, a partir das 19h, no Ginásio Poliesportivo Dr. José Nasser, com a participação de 18 equipes. A programação foi anunciada no Congresso Técnico realizado na sexta-feira, 4, no SESI Clube do Trabalhador.
Ao todo serão quatro chaves, duas com cinco equipes e duas com quatro equipes. Segundo a coordenadora dos Jogos SESI, Carlene Félix, na primeira fase haverá rodízio na chave, classificando-se o 1º e o 2º de cada chave para a segunda fase de eliminatória simples, seguindo o regulamento.
A chave 1 está formada pelas empresas Giga Multilaser, Unicoba, Brigde, Genis e a estreante Gree. Já a chave 2 tem as equipes das empresas Moto Honda da Amazônia, Hitashi Brake e Sídia e as estreantes Salcomp e Copag. Para a estreante na modalidade, Copag, representada pelo veterano e já medalhista na modalidade, Marcos Roberto Nascimento, 51 anos, vai ser um desafio e tanto para todos, mas, segundo ele, todos vêm com muita vontade de chegar ao pódio e, para que isso aconteça, já treinam na própria empresa e vão com tudo para alcançar o objetivo.
“Foi muito difícil formar a equipe para participar, tem que sair garimpando na empresa, é um time que você vai formando e tem que ser jogado com estratégia, porque sabe que não tem ali um expert, então a maioria é de profissionais de indústria, não somos profissionais do esporte, a gente faz por amor”, disse ele.
Favorita na modalidade, a empresa Moto Honda foi representada no sorteio das chaves, pelo líder de produção, Maycon Franklin Mota. Ele disse que por serem muito visados, principalmente nas modalidades vôlei e futebol, a preparação é realizada muito antes da competição iniciar. “Logo que termina o campeonato, já iniciamos os treinos para o ano seguinte. Treinamos segunda, quarta, sexta e domingo, no próprio SESI”, frisa ele.
A chave 3 é formada pelas empresas I-sheng, Instituto Eldorado, Hitachi Chassis e BIC, que irão iniciar as partidas contra a equipe da chave 2. E a chave 4, está composta pelas equipes Yamaha, Harman, Samsung e Hitachi Power. Segundo o diretor de esporte e líder de produção na Yamaha, Elivan de Lima, 57 anos, a expectativa da equipe é a melhor possível, depois de dois anos sem participar da modalidade, principalmente porque a equipe está reformulada, desde o técnico aos trabalhadores atletas.
“Demos uma parada porque precisei me ausentar por dois anos, por problemas particulares, mas estamos voltando com tudo, e esperamos voltar ao topo novamente, lugar que a gente nunca deveria ter saído”, frisou Lima. O diretor também acrescentou que a preparação da empresa está em realizar seletivas para escolher a equipe, que segundo ele ainda não foi satisfatória, sendo necessário continuar a seleção.
Vôlei de quadra feminino
Na ocasião, também foram sorteadas as chaves da modalidade vôlei de quadra feminino, que vai contar com a participação de oitos empresas, divididas em duas chaves, cada uma contendo quatro equipes. A chave 1 tem como participantes as empresas I-Shang, Sidia, Samsung e Moto Honda, e a chave 2, está composta pelas empresas Yamaha, Instituto Eldorado, Denso e Haman.
As partidas ainda estão sem data de início, conforme coordenação dos Jogos SESI.
Vôlei de areia masculino
Com previsão para iniciar em outubro, as equipes já se preparam para a competição. Conforme sorteio, o vôlei de areia masculino, contendo 20 equipes participantes, ficou dividida em quatro chaves, cada uma com cinco equipes, tendo como cabeças de chaves as empresas Hitashi Brake, Samsung, Brigde e Yamaha.
As demais empresas participantes são Copag, Tec Toy, Gree, Panasonic, Sidia, Valgroup, Eletrolux, Sodecia, Bic, I-sheng, Ravibras, Hitachi Power, Giga, Flextronics, Instituto Eldorado e Moto Honda.
Todas as equipes irão se enfrentar, no início, chave 1 com a chave 4, e chave 2 com chave 3.
Vôlei de areia feminino
Já na categoria feminina, serão 12 equipes se enfrentando, divididas em duas chaves, cada uma contendo seis equipes. A chave 1 terá como participantes a I-sheng, Samsung, Instituto Eldorado, Flextronics, Electrolux e a estreante GBR Componentes da Amazônia, representada pela analista de qualidade, Maria Giovane Baima, 39 anos, há 14 anos na empresa. Baima conta que a empresa já participa em várias modalidades dos Jogos SESI, mas, com a modalidade vôlei de areia, é a primeira vez, e somente uma equipe feminina. “A expectativa é que ano que vem possamos trazer a equipe masculina também”, afirmou.
A chave 2 é formada pelas empresas Yamaha, Sidia, Panasonic, Moto Honda, Jabil e Tec toy.