2018: Lula lidera, mas perde

As pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018 apontam o ex-presidente Lula (PT) como favorito. Segundo o Instituto de Pesquisas Datafolha, o petista lidera isoladamente. Ele chegou a dividir a liderança com a ex-senadora Marina Silva (Rede) nos últimos levantamentos, mas Lula oscilou e abriu vantagem.

Entre os nomes do PSDB consultados, também houve oscilação negativa ou mantiveram índices anteriores. Isso favoreceu Lula. Michel Temer foi o único a ganhar espaço em uma eventual disputa presidencial. O peemedebista tinha entre 1% e 2% em abril e agora os índices variam entre 4% a 6%.

Caso Aécio Neves (PMDB) disputasse a presidência, teria 14% de intenções de voto contra 22% de Lula e 17% de Marina. Em seguida aparecem Jair Bolsonaro (PSC), com 7%, Ciro Gomes (PDT), com 5%, Michel Temer (PMDB), com 5%, Luciana Genro (PSol), com 2%, Ronaldo Caiado (DEM), com 1%, e Eduardo Jorge (PV), também com 1%. Votariam em branco ou nulo 18%, e 7% não opinaram.

Pesquisa anterior

Em abril, Lula já mantinha alto índice, com 21%. Ele estava empatado com Marina, que aparecia com 19%. Aécio tinha 17% e em seguida vinham Bolsonaro, com os mesmos 8%, Ciro Gomes, que tinha 7%, Luciana Genro, com os mesmo 2%, Michel Temer, que tinha 2%, e Ronaldo Caiado e Eduardo Jorge, que mantiveram o 1% anterior. Havia ainda 17% que votariam em branco ou nulo e 5% que não opinaram.