Designer Sérgio Matos visita galpões do Caprichoso e discute projetos de sustentabilidade e fortalecimento do artesanato local

Foto: Arleison Cruz

O boi-bumbá Caprichoso recebeu nesta segunda-feira (25) a visita do renomado designer brasileiro Sérgio Matos, reconhecido mundialmente por seu trabalho que alia sustentabilidade, design e valorização cultural. Sérgio está em Parintins por iniciativa do Sebrae e, junto aos conselheiros de arte do bumbá e representante da Secretaria de Turismo (Semtur), participou de um diálogo significativo sobre projetos que visam o reaproveitamento de materiais e o fortalecimento do artesanato da região.

O presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, destacou a relevância desse encontro para o Caprichoso e a Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, que está sendo revitalizada. “Neste momento de reabertura da Escola de Arte, pensar em um futuro sustentável é essencial. Conversamos com o Sérgio sobre possibilidades que conectam o design ao artesanato parintinense, envolvendo também nossa Escola de Arte. É um movimento que amplia a atuação do Caprichoso, fortalecendo o artesanato da Amazônia e valorizando as expressões culturais da nossa região”, enfatizou Ericky.

Sérgio visitou os galpões de alegorias e figurinos do Caprichoso e ficou impressionado com o processo criativo do boi e o potencial artístico de Parintins. “Foi uma honra conhecer o Caprichoso e todo o seu universo. Pude ver de perto o talento das pessoas envolvidas, o cuidado com cada detalhe e a força cultural que eles representam. Estou animado em contribuir com ideias que possam transformar sobras do festival em produtos de decoração, conectando tradição e inovação de maneira sustentável”, afirmou o designer.

O conselheiro de arte Edwan Oliveira também reforçou a importância dessa parceria. “A visita do Sérgio é uma grande oportunidade para nós. Ele trouxe uma visão ampla sobre como o reaproveitamento de materiais pode se transformar em produtos sofisticados, voltados para o mercado de decoração. Essa troca de experiências com alguém tão consagrado amplia o horizonte dos nossos artistas e valoriza ainda mais o trabalho realizado em Parintins”, disse.

O conselheiro de arte Rainer Canto destacou a importância da proposta. “Este projeto é fundamental, pois busca não apenas valorizar o artesanato local, mas também contribuir para a sustentabilidade, ao reaproveitar materiais dos galpões. Além disso, gera novas oportunidades de renda para os artesãos e fortalece a preservação da cultura de Parintins”, avalia.

O boi Caprichoso segue firme no propósito de inovar sem perder suas raízes, reafirmando seu papel como guardião da cultura amazônica e agente de transformação social em Parintins. “O Boi Caprichoso tem um forte compromisso com a arte, a cultura e, de forma especial, com o meio ambiente e vamos sempre lutar e cuidar da nossa terra”, finalizou o presidente azulado, Rossy Amoedo.