Se faltou dinheiro para as férias ainda dá tempo de viajar

O dólar ultrapassou o patamar dos R$ 4 e muitos brasileiros precisaram reorganizar seus planos para fazer a viagem de férias caber no orçamento. Quem se antecipou e fechou um pacote com antecedência provavelmente já conseguiu economizar. “Fazer um planejamento com antecedência traz esses benefícios, já que é possível encontrar passagens mais baratas”, afirma o educador financeiro Edward Cláudio Jr.

Mas para aqueles que deixaram para última hora, especialistas garantem que, com planejamento e controle, ainda dá tempo de viajar. Abaixo algumas dicas para ajudar você a curtir as férias sem se preocupar – muito – com o dinheiro:

Pesquisar custos
Antes de escolher entre a areia da praia ou o sossego do campo, é preciso fazer uma boa pesquisa. Não só para escolher o destino, mas uma pesquisa dos custos com transporte, hospedagem e principalmente com a alimentação irão ajudar no planejamento financeiro da viagem.

Caçar desconto
Mesmo em cima da hora, conseguir um bom desconto nas passagens ou no hotel pode não ser impossível.

Trocar A por B
Trocar o avião pelo carro ou o hotel por uma pousada já resulta em uma boa economia para as férias. O ideal é optar pelas opções mais baratas antes e durante a viagem.

Envolver as crianças
Se for tirar férias com toda a família, vai ser preciso explicar para todo mundo que a palavra de ordem é economizar. Inclusive para os pequenos.

Se não der, não deu
Mas se mesmo apertando daqui e dali as contas não fecharem para viajar nas férias, o ideal é não se envolver em dívidas e curtir a própria cidade.