Após flagrante na fila da madrugada, Sine anuncia mudança no sistema de atendimento

Depois do flagrante feito pelo repórter Chico Batata, de pessoas deitadas de madrugada na fila, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) anunciou que está aperfeiçoando o processo de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine Manaus) para melhor atender o trabalhador. A principal mudança ocorreu na forma de encaminhamento para emprego que não será mais feita por ordem de chegada e sim pela análise do perfil do candidato à vaga disponibilizada pela empresa contratante.

Para ser atendido, o trabalhador só precisa chegar aos postos do Sine Manaus no horário de expediente, das 7h30 às 13h. “Queremos esclarecer aos trabalhadores que eles não precisam dormir na frente dos postos de atendimento, porque atenderemos a todos. O encaminhamento ao emprego se dará pela meritocracia de cada um e não pelo horário de chegada”, salientou a secretária da Semtrad, Ananda Carvalho.

Os dois postos do Sine Manaus ficam no Edifício Garagem, no Centro da cidade, e na Avenida Max Teixeira, no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital. O novo sistema de encaminhamento para empregos no Sine Manaus, agora, é composto por sete passos. Primeiro é feito o cadastro do trabalhador, que pode ser online ou presencial. Em seguida, se consulta as vagas em aberto, verificando se o candidato tem o perfil para as vagas disponíveis. Caso se enquadre no perfil, o candidato é contatado pelo call center.

O quarto passo é a pré-seleção que será realizada junto ao trabalhador em um dos dois postos do Sine Manaus. O encaminhamento para a empresa ocorre somente quando o trabalhador se enquadra no perfil da pré-seleção. Já a contratação é definida, exclusivamente, pela empresa que solicitou a vaga e ocorre após a análise dela sem a ingerência do Sine Manaus. Se o trabalhador não passar no processo interno da empresa para qual foi encaminhado, ocorre o retorno do nome dele para o cadastro do Sine, onde ele terá acesso a outras oportunidades.

Foto: reprodução da internet