Em Sentença da juíza federal Jaiza Fraxe, Manuel Adail Amaral Pinheiro (o ex-prefeito de Coari conhecido apenas como Adail Pinheiro) foi condenado em ação de improbidade administrativa. Ele Deverá devolver 600 mil reais corrigidos e pagar multa de 50 mil reais. Adail teve seus direitos políticos suspensos por 8 anos e isso significa que ele não poderá mais se candidatar a nenhum cargo durante este período.
Junto com Adail foram condenados José Freire de Souza Lobo, João Luiz Ferreira Lessa, Leila Regina da Silva Menezes, Francisco Ivan Alzier de Araújo, COMAN Construtora Manauense Ltda., Jacson Bezerra Lopes, Marcio Assis dos Anjos e Luiz Fernando Andrade Couto.
Entenda o motivo da condenação – Adail e os demais réus foram condenados porque a juíza federal concluiu que eles deixaram de executar obra de aterro sanitário e usina de reciclagem de lixo em Coari, mesmo tendo recebido 600 mil reais para essa finalidade. Disse a juíza na sentença que os réus:
auferiram benefícios diretos pelos atos ímprobos praticados, agindo movidos por intuito de dinheiro fácil em detrimento de toda a população de Coari, que pela ganância desses réus se viu privada de ter um aterro sanitário decente e uma usina de reciclagem de lixo, submetendo a população coariense à baixa qualidade de vida.
Aplausos à juíza!
Da Sentença ainda cabe recurso. O processo é público e não corre em segredo de Justiça. Leia aqui a Sentença com as penas aplicadas aos réus.









