Força Nacional atuará no Rio e no ES até depois do Carnaval

A autorização para o envio da Força Nacional para o Espírito Santo e o Rio de Janeiro foi publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União. De acordo com as portarias, o efetivo da Força Nacional, cujo tamanho é definido pelos governos estaduais e pelo Ministério da Justiça, ficará no Espírito Santo por 20 dias (até 5 de março) e no Rio de Janeiro até 2 de março. Assim, o reforço permanece nos dois Estados até depois do Carnaval.

Os textos assinados pelo ministro interino da Justiça, José Levi de Mello, são datados de 13 de fevereiro, a última segunda-feira. Além disso, a portaria permitindo envio da Força Nacional ao Rio de Janeiro especifica que o contingente será utilizado para “exercer ações de polícia ostensiva de forma integrada com a Polícia Militar, no Palácio da Guanabara e Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro)”.

Esses dois locais têm sido alvo de fortes manifestações em decorrência das medidas de ajuste que o Estado precisa aprovar em troca da entrada no programa federal de repactuação da sua dívida.