O detento Jonathas Brito Pena foi encontrado morto dentro da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), neste sábado (8), de acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Com mais um assassinato, chega ao total de sete os mortos dentro da unidade em apenas dois dias.
Em nota, a Seap informou que interno Jonathas Brito Pena foi encontrado morto na cela 8, da galeria 1, por volta das 17h30, e aprensentava sinais de morte por asfixia, com suspeita de enforcamento.
Jonathan estava preso na UPP desde outubro de 2016 pelo crime de tráfico de drogas. Segundo a Seap, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e já está na unidade. A Seap reforça que os presos que residem na cela onde o corpo foi encontrado serão ouvidos para apuração da ocorrência. Ainda de acordo com a Seap, a unidade não registra alteração dos presos na noite deste sábado.
Mortes – na sexta-feira (7), seis detentos foram mortos. Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Sérgio Fontes, os assassinatos são resultado de uma rixa entre os líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN), João Pinto Carioca, o ‘João Branco’ e Gelson Lima Carnaúba.
Neste sábado, a Polícia Civil continua os trabalhos de oitiva dos presos que ocupam as celas onde ocorreram as mortes para tentar identficar os responsáveis pelos assassinatos. A Seap suspendeu visitas na unidade por tempo indeterminado e, também, a entrega de alimentos e banho de sol dos presos.