Itamaraty investiga fraude na emissão de vistos em embaixada no Paquistão

O MRE (Ministério das Relações Exteriores) investiga, desde maio de 2016, indícios de que servidores que atuavam na embaixada do Brasil em Islamabad, capital do Paquistão, teriam concedido vistos de entrada no Brasil de forma ilegal durante a Copa do Mundo de 2014. O caso é conduzido de forma sigilosa, mas foi confirmado pelo Itamaraty.

Uma comissão composta por funcionários do ministério foi designada para apurar o caso e tem até o próximo dia 10 de maio para finalizar as investigações. A apuração começou em maio de 2016 após uma denúncia anônima. Uma sindicância investigativa e um processo administrativo disciplinar (PAD) foram instaurados desde então.

A maior parte dos telegramas diplomáticos referentes ao caso foi classificada como “reservada”, cuja divulgação só será feita em aproximadamente cinco anos. A reportagem obteve cinco telegramas diplomáticos que fazem referências ao caso. Os documentos mostram que diplomatas brasileiros foram enviados a Islamabad para tomar o depoimento dos servidores suspeitos e que a CISET (Secretaria de Controle Interno) do MRE enviou para a capital paquistanesa um relatório sobre o caso em fevereiro deste ano.

 

Fonte: UOL