Fórum de discussão permanente sobre processo de reabertura da BR-319 é instituído no Amazonas

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) realizou nesta sexta-feira (14) uma reunião com diversas instituições para discutir a criação de um fórum de discussão permanente sobre o processo de reabertura da BR-319. O objetivo do fórum é somar esforços, de forma articulada, para fomentar discussões técnicas e propostas visando subsidiar ações relacionadas ao processo de reabertura da BR-319.

Mais de 20 entidades, entre instituições públicas e privadas, associações e sociedade civil organizada deverão integrar o fórum. A proposta é que o grupo se reúna mensalmente para discutir e gerar propostas relacionadas ao acompanhamento das obras e às ações de governança.

A primeira pauta do fórum será a atualização e o compartilhamento de informações sobre o status das ações em relação à BR-319. Para isso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Programa Terra Legal (MDA/Incra) farão apresentações sobre suas respectivas atuações.

Para o procurador da República Rafael da Silva Rocha, coordenador da reunião, a instituição do fórum vai contribuir para que os órgãos possam trabalhar de forma articulada. “Mais do que cada órgão trabalhar corretamente, é preciso que atuem em sinergia, até para evitar sobreposição em relação às ações realizadas. A sinergia faz com que muitos órgãos, trabalhando em parceria, potencializem os resultados”.

O MPF ressalta que o fórum funcionará como instância de discussão e deliberação, mas não substitui ou exclui o trabalho ordinário que os órgãos devem realizar.