Escola de Manaus forma 90 novos técnicos em 13 diferentes áreas

No momento em que a formação técnica passa a ser um diferencial no mercado de trabalho brasileiro, Manaus ganha mais de 90 novos profissionais em 13 diferentes áreas a partir de quinta-feira (24). A data marca a formatura dos alunos do Centro de Ensino Técnico (Centec), instituição que, cada vez mais, contribui com o ensino profissionalizante no Amazonas.

“A formação técnica é o primeiro degrau de um horizonte de oportunidades que se abre para esses profissionais e o Centec tem muito orgulho de contribuir com esse processo. Os novos técnicos chegam em um mercado aquecido e à procura de talentos que invistam no ensino profissional”, comenta a diretora técnica pedagógica da escola, Eliana Cássia de Souza.

A importância de um diploma técnico também fica evidente na nova pesquisa ‘Inclusão produtiva de jovens com ensino médio e técnico: experiências de quem contrata’, divulgada neste mês. O estudo mostra que seis em cada dez empresas afirmam que o curso técnico é um diferencial durante a contratação. Além disso, 61% das empresas têm algum gestor que entrou na companhia com formação técnica de nível médio. A pesquisa foi realizada pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho, e Fundação Arymax, e ouviu 800 empresas de todo o país.

O formando do curso técnico em Eletrotécnica, Gabriel Oliveira, 29, começou o curso em agosto de 2020, ainda no primeiro ano da pandemia, o que acabou se tornando um desafio, mas Gabriel não desistiu. “Estou realizando meu sonho de ter uma formação técnica e estou muito feliz por essa conquista, assim como minha família. Devido às restrições da pandemia, só duas pessoas poderão comparecer, então, uma será minha mãe, que sempre torceu muito para que eu tivesse formação, e a segunda é a minha noiva, que foi minha maior apoiadora e alicerce nesse período”, diz o formando.

Segundo a professora do curso técnico em Administração, e paraninfa da turma de formandos, Viviane Melo, a cerimônia é uma mistura de sentimentos. Ela lembra que o momento de receber o diploma de formação técnica é muito esperado por alunos, em especial para aqueles que precisaram se dedicar ao ensino com as dificuldades impostas pela pandemia. “Cada colação de grau dos alunos nos deixa com um sentimento de gratidão e, ao mesmo tempo, de dever cumprido. Há uma mistura de emoções, pois, assim como eles, nós professores também ficamos com uma ansiedade boa. Sem falar que há uma expectativa muito grande em nos revermos nesse dia tão especial e de conquistas”, comenta a educadora.

Cerimônia

A formatura desta quinta-feira marca a primeira vez que um evento desse porte acontece no Centec desde que foram anunciadas as novas medidas de segurança contra a covid-19, além do baixo número de transmissão da doença, no Amazonas. A entrega dos canudos ocorrerá às 19h, no auditório da Universidade Paulista (Unip), localizada na avenida Mário Ypiranga, 4390, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus.

Durante a cerimônia, que será realizada em um auditório fechado, os alunos receberão máscaras da própria escola. O uso de álcool gel também será aconselhado. Além disso, só poderão participar do evento pessoas que apresentarem o cartão de vacina com o esquema completo para a covid-19.