
A Escola Estadual Ruy Araújo, no bairro da Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, recebeu na manhã desta quinta-feira (28), a segunda atividade do projeto “Suframa nas Escolas”. O objetivo da iniciativa é conscientizar alunos finalistas do ensino médio de escolas públicas sobre a importância do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e os benefícios da mesma para a Amazônia Ocidental e Amapá, nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.
A palestra foi ministrada pelo engenheiro da Autarquia Alberto Tuma Neto, que forneceu informações essenciais sobre o histórico e o funcionamento da ZFM, tal como a atuação da Suframa na Amazônia Ocidental e Amapá, enfocando ações como o cadastro de empresas, gestão dos incentivos fiscais, controle da entrada de mercadorias, atração de investimentos e aprimoramento do ecossistema da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na região.
Para atrair e manter a atenção dos estudantes, o engenheiro destacou dados que podem ser objeto de questões de vestibulares e concursos, assim como fez comparações inusitadas como a relação entre o salário do jogador Neymar e o faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Neymar, que ganha cerca de R$ 22 milhões mensais, precisaria trabalhar 7.226 meses para obter o equivalente ao faturamento do PIM no ano de 2021”, frisou Alberto Neto.









