O simulador de escada é um aparelho que tem ganhado cada vez mais adeptos nas academias, por ser um aliado poderoso na queima de calorias e na tonificação dos músculos, principalmente das pernas e bumbum.
O profissional de educação física e coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, diz que o segredo para obter bons resultados nesse exercício é o movimento que a escada proporciona, gerando a contração dos músculos da região das pernas e bumbum. Além disso, a atividade exercita os músculos da lombar, o que é bom para quem sente dores na coluna, afirma. Também trabalha a região do abdome e panturrilhas.
Ele ressalta que se a pessoa busca perda calórica, o simulador de escadas é ideal. Em um treino de 30 minutos é possível queimar cerca de 400 calorias, dependendo da intensidade. “Para quem gosta de treinos variados, a escada é uma boa opção para alternar com a atividade na esteira e bicicleta ergométricas”, frisou.
Segundo José Roggero, qualquer pessoa pode fazer atividade no simulador de escadas, inclusive aquelas que estão com sobrepeso, têm problemas nas articulações e joelhos. Roggero destaca a importância do acompanhamento do profissional de educação física durante a execução do exercício. Isso porque ao cansar, o corpo vai buscando posições melhores, o que pode sobrecarregar a lombar, quadril e joelhos. “Sem auxílio, o que era para ser benefício para o corpo, pode prejudicar”, alerta.
Roggero acrescenta que o aluno deve alternar o simulador de escadas com outras atividades indicadas pelo profissional de educação física. “Assim, evita de a pessoa enjoar do exercício e parar de praticar, além de trabalhar o restante do corpo com outras modalidades”.