Os tricicleiros, como são conhecidos os condutores do tradicional meio de transporte usado na ilha tupinambarana, já se preparam para o aumento da demanda de passageiros durante o Festival de Parintins, que este ano acontece nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho. A expectativa é que haja um crescimento de 50% no movimento, no período da festa.
A Info Store, empresa amazonense que há 25 anos atua na área de tecnologia, apoia há dois anos os empreendedores que atuam nesse tipo de transporte, em Parintins. A empresa contribui para melhorias na estrutura dos triciclos, capacitação dos condutores na área de atendimento, uniformes, entre outros itens.
A gerente de Marketing do Grupo Info Store, Elberlany Horta, explica que a empresa repassa recursos financeiros para a Associação de Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP). Esse valor, diz ela, é utilizado pelos empreendedores para melhorar as condições de trabalho. Em contrapartida, a Info Store divulga sua marca nos veículos.
Segundo o presidente da ATTP, Rafael Gonçalves, o período do festival é o de maior demanda para os tricicleiros e, consequentemente, o que gera mais renda para os profissionais. “Para que o serviço seja prestado com a qualidade que os turistas merecem, nos preparamos com muita antecedência e o apoio de marcas como a Info Store é muito importante nesse processo. É dessa forma que conseguimos garantir a excelência dos nossos serviços”, afirmou.
A Associação conta com 200 profissionais filiados. Rafael Gonçalves ressalta a importância desse meio de transporte para a cultura e geração de renda no município. De acordo com ele, o triciclo surgiu na década 80, em Parintins, e se popularizou ao longo dos anos. “No início, eram feitos com ferros que sobravam das alegorias dos bois. A estrutura melhorou e, hoje, o triciclo é um patrimônio da cultura parintinense. Os turistas, quando chegam na ilha, se encantam e querem andar pela cidade nesse tipo de transporte”, relatou.