O presidente do Banco Asiático (Asian Infrastructure Investment Bank – AIIB), Jin Liqun, em reunião na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) com líderes empresariais do Polo Industrial de Manaus anunciou que o banco está pronto para oferecer recursos para investimentos em infraestrutura na Região Amazônica. O encontro foi coordenado pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo.
Na ocasião, Azevedo destacou a importância da visita de Jin Liqun e sua comitiva aos empresários locais, ao lembrar que o Banco Asiático investe em infraestrutura e atua como uma espécie de Banco Mundial na Ásia, com uma flexibilidade de disponibilização de recursos para a iniciativa privada do país onde há uma carência constante para investimentos em projetos da área.
Na ocasião, o presidente Jin Liqun confirmou que o Brasil se tornou membro do AIIB há pouco tempo, após sete anos de espera da ratificação pelo Congresso Nacional para atuar no mercado brasileiro. Atualmente, o Banco Asiático tem 109 países membros e dentre eles está o Brasil.
O AIIB concentra suas atividades nas áreas de infraestrutura básica que incluem construção de estradas, ferrovias, aeroportos, portos e tudo o que é considerado infraestrutura básica.
Na ocasião estavam presentes empresários de variados serviços da economia amazonense como Frank Souza, presidente do Sinduscon, Irani Bertolini, presidente do grupo Bertolini, Sergio Ribeiro e Marco Antonio Figueira, representantes da Metalsete, Pedro Monteiro, diretor administrativo da Fábrica Virrosas, Claudio Barrella, diretor da Tutiplast, João Mezari, diretor administrativo e financeiro da Moto Honda da Amazônia, e do consultor Ulisses Tapajós.