Nesta sexta-feira (20), às 19h, a Faculdade Martha Falcão Wyden realizará a Cerimônia de Entrega de Vade Mecum aos alunos do curso de Direito. O evento acontecerá na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM), localizada na Avenida Umberto Calderaro Filho, 2000, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.
O coordenador do curso de Direito da Faculdade Martha Falcão Wyden, Antônio de Azevedo Maia, explica que essa cerimônia é uma oportunidade para reconhecer e celebrar os esforços dos estudantes de Direito, que estão se preparando para desempenhar papéis importantes na sociedade.
“A carreira em Direito oferece múltiplas oportunidades e desafios, exigindo dos profissionais constante atualização e dedicação. Os formados podem atuar como advogados, promotores, juízes, defensores públicos, delegados de polícia, entre outras funções. Além disso, muitos bacharéis em Direito seguem carreiras acadêmicas ou assumem posições em empresas privadas, ONGs ou no setor público”, reforça o coordenador.
Segundo ele, cursar Direito é o sonho de muitos brasileiros que aspiram ingressar no ensino superior. Isso se deve ao vasto leque de oportunidades disponíveis para o bacharel em Direito. Além de prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e advogar, o diploma também possibilita a participação em diversos concursos públicos na área jurídica.
O Vade Mecum é o livro mais utilizado por estudantes e profissionais do Direito, essencial para consultas aos principais textos da Constituição, códigos e legislações vigentes.
Para a diretora da Faculdade Martha Falcão, Carla Sena, o ato representa a importância da busca incessante pelo conhecimento jurídico e da responsabilidade de ser um agente de transformação social.
“Essa cerimônia reforça a ligação entre a academia e a prática profissional. Ao entregar o Vade Mecum simbolicamente aos alunos, estamos preparando-os para a responsabilidade que terão ao passar pelo exame da Ordem e exercer a advocacia com ética e competência. É, portanto, um evento de grande valor para fortalecer a cultura jurídica e incentivar a excelência na atuação profissional.”
A cerimônia homenageia o esforço e a dedicação daqueles que se preparam para exercer profissões relacionadas à defesa da justiça, como advogados, juízes e desembargadores.