
Em um cenário em que a sustentabilidade e a economia circular estão cada vez mais presentes no centro dos debates mundiais, o Grupo Queiroz apresenta resultados importantes da sua estratégia para promover a redução e o reaproveitamento de resíduos. Através do projeto Queiroz Mais Verde, a empresa coletou e encaminhou para a reciclagem, em 2025, 16 toneladas de materiais, como plástico, papelão e metal, contribuindo diretamente para a preservação de recursos naturais e a redução do impacto ambiental.
O Queiroz Mais Verde é um projeto executado desde 2019, em que a empresa disponibiliza, em Manaus, sete pontos permanentes nas lojas do Grupo, para o recebimento de resíduos para reciclagem. Os locais são de acesso público e qualquer pessoa pode separar e deixar os seus resíduos. Em 2025, o maior percentual de resíduo coletado foi de papelão (45%). Foram mais de 7 toneladas desse tipo de material, o que equivale à preservação de aproximadamente 144 árvores.
Já o volume de plástico reaproveitado no ano passado foi de 4,8 toneladas, um volume, em nível comparativo, que poderia ser comportado em duas piscinas residenciais médias de oito metros. O Queiroz Mais Verde também coletou mais de uma tonelada de metal e 960 quilos de vidro.
Os números refletem um compromisso estruturado com a economia circular, conceito que propõe a redução de resíduos e o reaproveitamento contínuo de materiais. “A economia circular é um dos pilares do Queiroz Mais Verde. Nosso objetivo é transformar resíduos em novos recursos, reduzindo desperdícios e criando um ciclo sustentável que beneficie o meio ambiente e a sociedade”, afirma o diretor da empresa, Anderson Queiroz.
Ele explica que todo o material coletado é recolhido por uma empresa parceira, que faz a separação e o reaproveitamento dos resíduos, fechando uma cadeia de benefícios ao meio ambiente.
Segundo Anderson Queiroz, iniciativas como essa também têm impacto direto na conscientização de colaboradores, parceiros e da comunidade. “Quando mostramos, na prática, que pequenas ações podem gerar grandes resultados, fortalecemos uma cultura ambiental que vai além da empresa e se espalha”, destaca.
Para o diretor, investir em reciclagem e gestão responsável de resíduos, contribui para um futuro mais equilibrado e sustentável, mostrando que desenvolvimento econômico e preservação ambiental podem caminhar juntos.
Confira os endereços das lojas Queiroz com pontos de coleta:
- Rua dos Barés, 228, Centro
- Avenida Max Teixeira, 3511, Cidade Nova
- Avenida Autaz Mirim,9360, Jorge Teixeira
- Avenida Brasil, 36ª, Compensa
- Avenida Djalma Batista, 170, Chapada
- Avenida Prof. Nilton Lins, 451, Flores
- Avenida Margarita, 1, Nova Cidade









