
O Amazônia das Palavras – Quarta Edição chega em 2026 com uma proposta que articula educação, cultura e sustentabilidade em uma expedição fluvial por municípios do interior do Amazonas. Entre os dias 4 e 18 de maio, a iniciativa percorre sete cidades: Coari, Codajás, Anori, Anamã, Manacapuru, Iranduba e Manaus, levando oficinas literárias, atividades artísticas e ações de incentivo à leitura a estudantes e educadores da rede pública de ensino.
Executado em formato itinerante, totalmente gratuito, o Amazônia das Palavras – Quarta Edição navega pelo Rio Solimões e encerra o percurso no Rio Negro, na capital amazonense. Em cada município, as atividades são realizadas em escolas públicas, com uma programação que inclui sete oficinas literárias distribuídas nos turnos da manhã e da tarde.
O objetivo central do projeto é democratizar o acesso ao livro e estimular a leitura como ferramenta de formação crítica e exercício da cidadania. A proposta integra diferentes linguagens da arte, como cinema, moda, música e expressões cênicas, em um processo formativo que busca ampliar repertórios, incentivar a criatividade e fortalecer o vínculo entre estudantes, educadores e a literatura.
De acordo com a Diretora Geral da Associação Mapinguari, Fernanda Kopanakis, a iniciativa atua diretamente na construção de oportunidades por meio da educação. “O projeto Amazônia das Palavras – Quarta Edição parte do princípio de que o acesso à leitura é um direito. Ao levar livros, oficinas e experiências culturais às escolas ribeirinhas, o projeto amplia horizontes e contribui para a formação de sujeitos mais críticos e conscientes de seu papel na sociedade”, afirma.
Além das oficinas, o Amazônia das Palavras – Quarta Edição desenvolve atividades complementares ao longo do dia. No período vespertino, estudantes participam do plantio de mudas de pau-brasil nas escolas atendidas, ação que simboliza o compromisso com a preservação ambiental e a valorização da identidade nacional. À noite, a programação inclui a exibição de documentário sobre a edição anterior do projeto, doação de livros às bibliotecas escolares e espetáculo circense, todas abertas à comunidade.
Homenagem à literatura brasileira
A edição de 2026 também presta homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista negra do Brasil. Autora de Úrsula, publicado em 1859, ela é reconhecida por abordar a escravidão sob uma perspectiva humanizada e por sua atuação pioneira na educação. A escolha reforça o compromisso do projeto com a valorização de vozes historicamente invisibilizadas na literatura brasileira.
Outro eixo estruturante do Amazônia das Palavras – Quarta Edição é a doação de livros às bibliotecas das escolas participantes, ampliando o acesso à leitura e fortalecendo os espaços de formação leitora nas redes públicas de ensino. As unidades atendidas também recebem o certificado “Escola Amiga da Leitura”, em reconhecimento ao incentivo à formação de leitores.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, o projeto contribui para a promoção da educação de qualidade, a redução das desigualdades e a valorização da cultura amazônica, além de estimular a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.
O Amazônia das Palavras – Quarta Edição, é um projeto patrocinado pela TAG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; Apoio: Cigás, Promoção: Fundação Rede Amazônica. Realização: Associação Mapinguari, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro.









