Reintegração de posse retira 600 famílias indígenas de terreno em Manacapuru

Márcia Oliveira

Repórter Portal Jander Vieira

 

Aproximadamente 1.200 indígenas da etnia Kokama que ocupavam de forma irregular um terreno pertencente à empresa Madeiral Amazonas Madeireira Indústria e Comércio Ltda. localizado no Km 82 da estrada Manoel Urbano na AM-010, foram retiradas na manhã de terça-feira (4) por equipes policiais militares.  Houve confronto durante o cumprimento do mandado judicial e quatro pessoas foram detidas.

De acordo com o tenente Simão Bulbol, além do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que liderou a ação, estava presente a reintegração de posse, policiais do 9º Batalhão de PM de Manacapuru, equipes do Batalhão de Choque, Ronda Ostensiva Candido Mariano (Rocam), Comando de Operações Especiais (COE), Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo (Graer) e um grupo do Corpo de Bombeiros totalizando aproximadamente 125 policiais e 17 viaturas.

Ainda segundo Bulbol, os ocupantes ofereceram resistência sendo necessária a utilização de bombas de efeito moral.  “Nossas equipes foram recebidas com pedradas, flechadas e com pedaços de madeira, e por esse motivo foi tivemos que usar força de forma não letal”, disse. “Nosso objetivo é fazer cumprir a lei da melhor forma possível, não queremos tirar o direito de ninguém a moradia, no entanto, trata-se de uma área particular e que vinha sendo desmatada pelos invasores”, explicou o tenente.

 

 

Foto: divulgação PM